Notícias
Publicado em 06/12/2019

Ciência na cabeça, celular na mão

06 de dezembro de 2019

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP - Um grupo de alunos da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca (SP), utilizou resíduos das indústrias de calçados para criar um capacete sustentável para a proteção de ciclistas.

Registrado em um vídeo de pouco mais de 6 minutos, gravado com um telefone celular, o projeto ficou com o primeiro lugar no concurso Ciência para Todos, promovido pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e pela FAPESP, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O prêmio foi uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Além de conhecer Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, os alunos visitaram o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e conheceram pesquisas de reutilização de resíduos.

“Baseado no que vimos aqui, você começa a pensar em como mudar o projeto, rever isso, tirar aquilo, para que ele se torne cada vez melhor”, disse a estudante Naiara Alves, que integra o grupo. A visita foi acompanhada pela equipe do Canal Futura. 





 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 ou 7483 - e-mail: asct@mctic.gov.br  
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br