Notícias
Publicado em 25/11/2019

Assista ao Vídeo Amazônia Azul - Biodiversidade marinha brasileira

Assista ao vídeo Amazônia Azul – Biodiversidade marinha brasileira

Em celebração ao Dia da Amazônia Azul, comemorado no último dia 16 de novembro, a SBPC lançou o vídeo “Amazônia Azul – Biodiversidade marinha brasileira“, o quarto da série #SomosTodosCiencia.

O vídeo destaca, de forma didática, a riqueza e o potencial da zona marítima brasileira e ressalta a importância de todos lutarem pela sua preservação. A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil, espalhada por cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, segundo a Marinha do Brasil. Essa área contém uma enorme quantidade de recursos importantes para a economia, para nossa população e para a vida no planeta. Responsável pelo sustento de mais de um milhão de pescadores e suas famílias, é dali também que é extraído 85% do petróleo brasileiro e 75% do gás. É por esse mar que passa ainda 95% do comércio exterior brasileiro.

Conforme ressalta o vídeo, a Amazônia Azul é fundamental para o controle do clima no País e para a qualidade ambiental das costas brasileiras. Sua biodiversidade traz ainda infinitas possibilidades para o desenvolvimento de produtos para a indústria energética, farmacêutica, alimentar e de cosméticos. Alguns exemplos são os biocombustíveis, medicamentos modernos e sustentáveis e, também, os cosméticos. O Brasil já possui diversos grupos de pesquisas dedicados aos estudos de produtos naturais bioativos marinhos e vários compostos inéditos já foram identificados e registrados por nossos cientistas nessa imensa região.

No entanto, esse ecossistema complexo e frágil sofre constantes ameaças, seja pelas mudanças climáticas, pelo aumento da concentração de CO2 que provoca a acidificação das águas, seja pela poluição causada por petróleo, lixo plástico e outros produtos tóxicos despejados nos mares. Um exemplo dramático temos assistido nos últimos meses: o desastre do vazamento de óleo que começou nas praias do Nordeste e vem se espalhando por toda a costa brasileira.

A produção lançada pela SBPC em seu canal no YouTube contou com a colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat).

vídeo já está disponível no canal do YouTube da SBPC. Assista ao vídeo aqui e compartilhe!





 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 ou 7483 - e-mail: asct@mctic.gov.br  
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br