Notícias
Publicado em 16/10/2019

Qual a diferença entre a Capes e o CNPq?

Qual a diferença entre a Capes e o CNPq?

Na última semana, o presidente da Capes confirmou que o governo de Jair Bolsonaro pretende fundir os dois órgãos. Entidades de educação e ciência são contra

A possibilidade de fusão entre os dois principais órgãos de financiamento à pesquisa e à ciência no Brasil está gerando desacordo até entre os presidentes das duas agências. Em uma reunião na última sexta-feira (11), o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Correia, confirmou para as pessoas que estavam presentes que o governo de Jair Bolsonaro está, de fato, considerando fundi-la com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O governo enxerga que ambas desempenham papel muito semelhante. Correia concorda, diferentemente do presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, que não considera a junção uma boa ideia. Outras 13 instituições ligadas à pesquisa e à educação enviaram uma carta conjunta aos ministérios e aos presidentes da Câmara e do Senado se manifestando contra a mudança. Entre as assinaturas está a da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Leia na íntegra: Guia do Estudante





 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 / (61) 2033 -7483 / (61) 99996 - 6501 whatsapp - e-mail: asct@asct.org.br   
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br