Notícias
Publicado em 12/11/2019

Pressão faz governo ceder e aportar recursos para bolsas do CNPq

Pressão faz governo ceder e aportar recursos para bolsas do CNPq

Abaixo-assinado, criado pela SBPC, intensificou a mobilização por recursos da agência, que estava prestes a zerar verbas para bolsas de pesquisa

Depois de meses em intensa campanha contra o desmonte de uma das maiores agências de pesquisa científica do país, estudantes e professores que dependem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) finalmente podem respirar um pouco mais aliviados – pelo menos até dezembro. Isso porque o órgão recebeu um aporte de R$ 250 milhões do governo para a cobertura das bolsas de pesquisa, que corriam o risco de ficar sem pagamento até o fim do ano.

A mobilização, que pressionou o governo federal a liberar o recurso, contou com a força de um abaixo-assinado apoiado por mais de uma centena de entidades científicas e acadêmicas do país e assinado por mais de um milhão de brasileiros, incluindo artistas e pessoas públicas que se juntaram à campanha #SomosTodosCNPq em defesa da pesquisa e da ciência. Criada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a petição permaneceu aberta por quase três meses, recolhendo assinaturas via plataforma Change.org.

“Houve uma mobilização grande da comunidade científica. Conseguir um milhão de assinaturas não é uma coisa simples. Foi uma importante mobilização do país inteiro, de estudantes e de entidades acadêmicas e científicas”, destaca Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC e um dos porta-vozes da campanha. Durante as ações, a petição que simbolizou o resultado da mobilização foi entregue ao Congresso Nacional com o objetivo de buscar apoio nos parlamentares para que eles pudessem cobrar medidas do poder executivo.

Veja o texto na íntegra: Carta Capital





 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 / (61) 2033 -7483 / (61) 99996 - 6501 whatsapp - e-mail: asct@asct.org.br   
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br