Notícias
ASCT participa da inauguração do Centro de Capacitação do MCTIC



O MCTIC inaugurou no último dia 27 o seu novo Centro de Capacitação, localizado no Setor Policial Sul, Área 05 Quadra 03. O espaço conta com salas de informática, biblioteca, duas salas de aulas que podem ser usadas para 2 turmas concomitantemente ou, se necessário, se convertem em um único espaço mais amplo. A inciativa de separar o local do prédio da Esplanada foi a de permitir ao servidor um ambiente de imersão e dedicação exclusiva à capacitação.

Para o Coordenador Geral de Gestão e Inovação e Indicadores do MCTIC, Fernando Mitkiewicz, o Centro de Capacitação é a materialização dessa nova visão de gestão, adotada por essa administração: “No campo do desenvolvimento de pessoas, a inauguração não é um ato isolado. Além da infraestrutura houve também uma série de ações na modernização da legislação. Na área de Modelo de Gestão de Desenvolvimento, a implantação de Gestão por Competências e o projeto das Trilhas de Aprendizagem, que está prestes a iniciar, também são ações relevantes. Com isso tudo, o Centro é inaugurado com programações semanais de capacitação agendadas até novembro, com 85% dos dias úteis com pelo menos uma ação programada, alguns cursos prestes a iniciar, ou seja, ele já começa com utilização plena”, complementou.

Fernando reconheceu ainda o empenho da Coordenação do Desenvolvimento de Pessoas pela iniciativa de propor esse projeto na figura do Secretário Executivo Adjunto do MCTIC Alfonso Neto que, ao se deparar com a sugestão, aprovou de pronto e não mediu esforços para sua concretização.  

O Secretário Alfonso Neto agradeceu a equipe de arquitetura, responsável pelo projeto e lembrou que, na fase em que coordenou a fusão dos Ministérios, recebeu a ASCT com várias reivindicações e uma delas era justamente a capacitação de alto nível: “A Associação entendia que o antigo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação oferecia cursos muito básicos que não eram efetivamente o que os servidores necessitavam. Uma das medidas que tomamos foi tirar a capacitação do RH e transferir para a Gestão Estratégica por estar associada justamente à questão das competências. O resultado que nós temos hoje é muito diferente do que nós tínhamos há alguns anos atrás. Quando o Fernando e sua equipe vieram com a reivindicação do Centro de Capacitação, na hora entendi que esse seria um legado que teríamos de deixar. São poucos os Ministérios que tem uma estrutura como esta que nós estamos proporcionando aos servidores. Agora mesmo está acontecendo um curso de formação de Gestão e Inovação em parceria com o IMP (Innovation Management  Professional), uma escola da Alemanha. Espero que ele seja um modelo para a Esplanada”, comemorou.

O presidente da ASCT, Hideraldo Almeida, a Diretora Ana Paula Volpe e o Presidente do Conselho Fiscal Eduardo Soriano prestigiaram a inauguração com entusiasmo. Hideraldo agradeceu a Direção do Ministério pelo trabalho que está sendo desenvolvido dentro da área de Gestão Estratégica e ressaltou a melhoria na qualidade das capacitações oferecidas por esta gestão, atendendo à antiga reivindicação dos servidores, principalmente originários do MCTI, das carreiras de Ciência e Tecnologia, altamente qualificadas, demandando aprimorando constante para que o servidor se mantenha na fronteira do conhecimento. O presidente lembrou ainda que o Centro é fruto dessas reivindicações e que a proposta original da ASCT é ainda mais ambiciosa, pois visa à criação de uma Escola de Governo voltada para a área de C&T. 

Também estiveram envolvidos na construção do Centro de Capacitação a CGDL, a CGTI e a Diretoria de Tecnologia da Informação. 

Após o ato oficial de inauguração, os servidores do MCTIC puderam conhecer as instalações do Centro de Capacitação.


Fernando Mitkiewicz e Alfonso Neto na inauguração do Centro de Capacitação do MCTIC


Servidores visitam o Centro de Capacitação do MCTIC







 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 / (61) 2033 -7483 / (61) 99996 - 6501 whatsapp - e-mail: asct@asct.org.br   
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br