Notícias
SAMBIO e ASCT manifestam apoio recíproco em defesa das Unidades do MCTI



A Associação de Amigos do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão - SAMBIO manifestou apoio a Associação Nacional dos Servidores do MCTI - ASCT por sua iniciativa na realização do V Seminário ASCT, tendo como tema a Reforma Administrativa do MCTI.
 
Após dirigentes e lideranças científicas, educacionais e ambientalistas de várias partes do Brasil encaminharem carta aberta ao Ministro Celso Pansera (MCTI), ao Ministro Nelson Barbosa (MPOG), e ao Ministro Jaques Wagner (Casa Civil), cientistas manifestam apoio à manutenção da identidade e autonomia do INMA (Instituto Nacional da Mata Atlântica).  
 
Esta posição esta respaldada por um "Manifesto de cientistas apoiando o INMA", assinado por mais de 100 cientistas, uma "Carta aberta de instituições em apoio ao INMA" assinada por mais de 70 instituições e de um "Abaixo-assinado público de apoio ao INMA" até o momento com mais de 10.000 assinaturas.
 
A ASCT também reconhece o papel fundamental do instituto na composição da Carreira de Ciência e Tecnologia, assim como na pesquisa e desenvolvimento do Brasil.  
 
A extinção do INMA significa um retrocesso nas políticas de ciência e tecnologia voltadas para o conhecimento e conservação dos biomas brasileiros, além de ir na contramão das demandas de conhecimento técnico/científico qualificado na área de biodiversidade, bem como na tomada de decisões de caráter ambiental.
 
Apesar do país passar por dificuldades circunstanciais que demandam medidas de economicidade, essas medidas não podem mutilar as instituições científicas, especialmente da área de biodiversidade, que serão essenciais na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico, dentro de princípios ambientais sustentáveis.
 
A tragédia que acaba de atingir o rio Doce evidencia a necessidade de conhecer melhor os elementos da natureza e impõe um grande desafio para as próximas décadas, que é a recuperação da região desse bioma ameaçado. Para isto, são necessárias instituições bem estruturadas e respeitadas com a missão de pesquisar, difundir o conhecimento e dar suporte às políticas públicas de conservação e restauração da biodiversidade. 

Assine o abaixo-assinado contra a extinção do INMA

Leia o documento completo assinado pelos cientistas





 
Esplanada dos Ministérios Bloco "E" Subsolo - Brasília - DF - CEP: 70067-900
(61) 2033-7680 / (61) 2033 -7483 / (61) 99996 - 6501 whatsapp - e-mail: asct@asct.org.br   
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00
site: www.asct.org.br